quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Review/Análise: Gantz (Mangá)


Nome: Gantz
Ano: 2000 - Atualmente
Editora: Shueisha (JP) e Panini (BR)
Numero de Volumes: 32(JP) e 30(BR)
Autor: Hiroya Oku

Sinopse

Kei Kurono, um jovem pervertido, egoísta e individualista um dia se encontra com Masaru Katou, e após ver Katou ajudar um mendigo caído nos trilhos do metrô, resolve ajuda-lo, mas os 2 acabam morrendo atropelados pelo metrô. Após morrerem, os dois aparecem em uma sala com outras pessoas que acabaram de morrer. Nessa sala existe uma bola preta gigante com uma pessoa dentro, chamada Gantz, a qual toca uma musica e os envia em uma missão para matar aliens, dando-lhes um uniforme e armas.


Missões


Nessas missões eles tem que matar certo numero de alienígenas, junto com o líder. Cada alien possui uma pontuação, de acordo com o nível de dificuldade de mata-lo. O uniforme da aos usuários super força e super-resistência, mas caso ele sofra muito dano, os uniformes "quebram" e param de funcionar. Ao acabar a missão, os usuários vivos são teletransportados para a sala novamente e podem voltar a vida normal que tinham. Quando existe outra missão, não importa o que estejam fazendo, são automaticamente para a sala e depois para a missão.

100 Pontos


Quando se alcança 100 pontos, o combatente pode escolher entre 3 escolhas: Ter a memória apagada e voltar a vida normal, ressuscitar alguem do banco de dados do Gantz ou uma arma/uniforme melhor.

Enredo


Gantz possui um enredo excepcional, com muita ação, mortes e cenas que traumatizam qualquer um que não esteja muito preparado para ler. As lutas são muito eletrizantes, assim como também possuir uma história por traz de tudo, mostrando o romance e a vida de Kurono e Tae Kojima, a vida dos outros personagens que fazem parte do grupo, assim como uma conspiração de que a Terra estaria sendo vigiada por varias especies de aliens, como futuro planeta para habitarem. Só existe uma coisa que chega a incomodar, e isto é onde o mangá está atualmente, devido a Hiroya ter largado a história dos vampiros de lado para focar mais na Super invasão dos aliens. Na minha opinião, esse ultimo fato deve ser devido a Hiroya estar querendo apressar a história para seu clímax final, uma vez que rumores dizem que o mangá está chegando à sua reta final.

Arte


Possui a melhor arte que já vi em algum mangá, feita por computação gráfica, dando um ar de realidade inacreditável. Com paisagens muito bem feitas independente das cenas, alem de um traço muito bom, retratando todos as ocorrências com uma realidade inigualável.

Final


Recomendo Gantz para qualquer um que queira um mangá com muitas cenas de ação, morte, sexo e muita conspiração. Qualquer um com idade mental menor de 18 anos não deveria ler, de nenhuma maneira, uma vez que possui desde cenas de morte brutais, até de uso de drogas, ou de sexo de humanos com aliens.

Consideração final: Um fato que devo falar de qualquer maneira, é o meu personagem preferido, assim como da maioria dos leitores: Kaze Daizaemon, o brucutu que arrebenta aliens apenas na porrada, alem de ter um bom coração, protegendo o pobre coitado Takeshi.


Nota: 9/10

1 comentários:

Unknown disse...

Melhor mangá que já li!

Postar um comentário