quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Análise : Full Metal Alchemist - Brotherhood


Nome : Full Metal Alchemist Brotherhood
Ano : 2009
Diretor : Yasuhiro Irie
Estúdio : Bones
Número de Episódios : 64
Duração : 24 min


Hoje a review será do anime "Full Metal Alchemist : Brotherhood". Antes de começar a fazer uma sinopse e análise sobre a obra, primeiro vou explicar aos leitores as diferenças do "FMA" original, que possuiu 51 episódios e foi exibido em 2003, para o Brotherhood.

O "FMA" normal foi lançado primeiro, segue a história do mangá até certo ponto e depois difere totalmente, possuindo um final único e exclusivo. Deixo em adendo que nem por isso o anime original é inferior, na verdade pretendo tratar dele à parte também em outra resenha. O final foi um pedido de Arakawa (autora do Mangá que deu origem às animações), que gostaria de ver algo diferente sendo feito em sua obra (mas ela não teve parte na produção do mesmo).

Mas hoje falaremos do FMA : Brotherhood, que segue fielmente a obra da mangaká Arakawa durante todos os seus 64 episódios.

A história gira em torno dos irmãos Edward e Alphonse Elric que estão em busca da Pedra Filosofal, uma coisa capaz de ignorar as leis que regem a prática da alquimia (como a troca equivalente) e com poder suficiente para retornar os corpos dos mesmos ao normal.




Ed e Al numa tentativa de retornar sua mãe da morte, quebram uma das regras primordiais da alquimia : Nunca se deve tentar fazer alquimia com seres humanos. Com isso, Edward perde sua perna e Alphonse o corpo inteiro. Para recuperar seu irmão, Ed sacrifica também seu braço para afixar a alma de Al em uma armadura que estava presente na sala do ritual.

A fim de continuar a busca pela pedra, Ed se torna um "cão do estado", um conhecido "alquimista do estado", uma arma ambulante pertencente ao exército e que usa a alquimia como poder bélico, mas com o privilégio de ter acesso a todas as pesquisas restritas dos militares.

Então, começa a aventura dos dois, um jovem e uma armadura, que irão contar com vários aliados e inimigos, conhecendo o vasto mundo da alquimia.


Apesar de parecer bastante conteúdo, isso somente cobre uma fina parte do enredo da série, já que durante os episódios o desenvolvimento dos personagens é um dos grandes enfoques, assim como os sentimentos e personalidades dos mesmos.

Mesmo sendo um "shounen", FMA:Brotherhood possivelmente é o melhor de todos os tempos, e claramente levou o gênero para um nível superior.

Irei falar agora, como sempre, sobre três fatores que eu considero principais em uma série animada : Trilha Sonora, Animação e Enredo.


Trilha Sonora :

A única palavra que pode descrever com exatidão a trilha sonora de Full Metal Alchemist : Brotherhood é : Perfeição. Não tem nenhuma abertura que seja ruim ou mediana, todas são emocionantes e músicas muito bem escolhidas (claro que sempre haverá uma preferida, colocarei a minha depois), e os encerramentos além de belos, conseguem passar muito bem a imagem do anime e seu estilo.

As músicas usadas para representar as cenas de luta, melancolia, amizade, e os outros momentos, são em larga maioria instrumentais simples, e arranjos tocantes, o que deixa o anime com uma maior profundidade e imersão perante os personagens e história, deixando o espectador com expectativas e ansiedade.

Acho que em destaque de abertura eu colocaria a primeira, Yuri - Again, e de encerramento a quarta, Scandal - Shunkan Sentimental.

Yuri - Again


Scandal - Shunkan Sentimental


Animação :

Bem, também não há nada para criticar aqui. O anime já estava acertado com um número certo de episódios, e isso facilita o equilíbrio e dispersão de recursos adequados para manter um nível alto de animação. Então posso afirmar que ele não decai em nenhum momento, seja em questão de traços, efeitos ou fluidez de movimentos.

Além de tudo isso, o visual e background das cenas gerais são sensacionais, assim como o envelhecimento que os personagens passam até os episódios finais, claramente visível na expressão facil e desenho dos mesmos.

A qualidade gráfica ainda não chega no nível de animes atuais como "Fate Zero" ou "Hellsing Ultimate", mas não é apenas isso que faz uma animação de qualidade. Simplicidade nos momentos certos aliado com excentricidade e traços complexos em horas cruciais significa muito mais.



Enredo :

Aqui reside o maior destaque do anime. Com um enredo impecável, além de um desenvolvimento perfeito da personalidade e mudanças dos personagens, o mesmo se torna memorável e digno de menção de honra aqui.

Este fator foi essencial para a nota que daremos ao anime, e com certeza é seu maior referencial. Usando um tema novo, pouco explorado pelas animações japonesas, a criadora do mangá que deu origem à série Arakawa se sentiu atraída pelos aspectos filosóficos da Alquimia após ler sobre a Pedra Filosofal e pesquisar mais sobre a ciência antiga.

Aliando perfeitamente personagens carismáticos com a trama muito bem elaborada, ela conseguiu equilíbrio em tudo na obra. O final, que segue fiel ao mangá, condiz com todas as altas expectativas que qualquer um possa ter para com o anime, e fecha com chave de ouro uma série que fica marcada na alma de quem assiste.

Mesmo sendo um shounen (destinado para adolescentes), temas adultos são tocados e cenas que tem potencial muito alto de arrancar lágrimas até de um cedro velho aparecem frequentemente, dando outro ar para a história, tornando tudo mais real, tangível e parecido com nossa própria realidade e vivências.

NOTA FINAL : 10/10


4 comentários:

Ed Paschoal disse...

Aproveitando o post vim divulgar o grupo no Facebook dos Alquimistas Federais - OUB, sub-grupo do Otakus United Brasil!
OUB https://www.facebook.com/groups/otakusunitedou/
Alquimistas federais:https://www.facebook.com/groups/160789850717936/
Aliste-se e se torne também um cão do exército!

Shao Silva disse...

Olá Edy ! Gostei bastante dos grupos, e requisitei um convite para entrar no Otaku Brasil.

Se você quiser, podemos até estabelecer algum tipo de parceira, mande um e-mail para mim !

Unknown disse...

cara eu jamais daria 10 para full metal não que não tenha personagens orimos ou uma historia excelete ou lutas fantásticas ou uma trilha sonora muito boa mas na minha opinião poucas obras merecem 10 na verdade so 6 obras de animes em toda a historia merecem dez que para mim são black jack akira devil man ashimita no joe princesa mononoke hadashi no gen (tirando esse mas nenhum mercê dez nem mesmo full metal ou cowboy bebop)

Unknown disse...

Só para salientar. O anime de 2003 deixa de seguir o mangá a partir de um determinado momento, próximo a metade, simplesmente porque não existia o restante do mangá.

O mangá foi publicado entr os anos de 2000 e 2010, e o anime orinal produzido entre 2003 e 2004.

Postar um comentário