terça-feira, 30 de outubro de 2012

Análise : Pluto (Manga)


Nome : Pluto
Gênero : Seinen
Ano : 2003-2009
Mangaká : Naoki Urasawa
Revista : Big Comic Original
Número de Capítulos : 65
Volumes : 8


Pluto é um manga escrito por Naoki Urasawa (conhecido por grandes sucessos como "20th Century Boys" e "Monster") e publicado na Shogakukan's Big Comic Original, entre 2003 e 2009. A série é baseada na icônica obra de Osamu Tezuka : "Astro Boy", que foi um grande marco na história dos mangás, e especificamente no arco "The Greatest Robot on Earth", que possui como vilão principal o personagem : Pluto.

Urasawa faz uma análise pessoal no arco, e interpreta-o de uma maneira peculiar às suas características, e dá um ar inimaginável para um shounen que muitos podem até chamar de 'infantil'. Para quem ficou um pouco curioso com o novo trabalho em cima do mangá, pode conferir uma postagem aqui do blog mesmo : Curiosidade : Comparação Pluto e Astro Boy.



Em Pluto, acompanhamos o detetive robô Gesicht, que começa a investigar o crime do assassinato de "Mont Blanc", um robô da Suécia que era amado por todo o mundo, conhecido por seu grande poder, bondade, amor e esforço em proteger as florestas e a natureza. Com muita pressão em cima de seu trabalho, o relacionamento de Gesicht com sua mulher, também andróide, começa a passar por algumas turbulências.


Pouco tempo depois, um dos humanos responsáveis pela criação das constituições e direitos dos robôs também é morto, e apresenta uma semelhança incrível com o crime cometido contra "Mont Blanc" : Um par simbólico de chifres foi deixado acima de sua cabeça...

Então, para a surpresa dos investigadores, assim como Gesicht, suspeita-se primariamente de que um robô foi o criminoso. Como é possível um ser criado por humanos, ser capaz de ferir os mesmos ? Mesmo programado contra isto ? A resposta é partilhada por cada um dos protagonistas, e principalmente por um robô que já matou um humano, e é confinado nos confins de uma prisão de segurança máxima...Ao ser examinado de todas as maneiras possíveis, foi constatado que sua A.I. não possuía problema algum, era perfeita.

Conforme tomamos mais conhecimento da história, descobrimos que o responsável pelos assassinatos é Pluto, e que ele pretende destruir as 7 criações mais poderosas : Gesicht, Mont Blanc, North 2, Branco, Heracles, Epsilon e Atom. Durante os capítulos conhecemos um pouco da história de cada um destes robôs,  e a vida que todos tomaram após a grande guerra em que tiveram que participar, cada um de uma maneira diferente.


Dentre todos os arcos, dois em particulares são excepcionais em minha opinião. É o arco de North 2, um robô armado com seis braços mecânicos cheios de armas que é designado para cuidar de um famoso pianista cego, mas que deseja no fundo esquecer de tudo que lhe aconteceu, e apenas tocar piano. O outro é o de Epsilon, o mais poderoso dos robôs e um famoso pacifista que cuida de órfãos pós-guerra, e utiliza de energia solar como sua força.

Durante o desenvolvimento do enredo, um clima sombrio e pesado é imposto na atmosfera, o que torna impossível não sentir ao menos um pouco o suspense que é criado, assim como o impacto causado pelos sentimentos e ações dos personagens, todos cheios de significados.



Também temos uma análise das personalidades dos supostos 'vilões' e seus motivos, e isso Urasawa consegue fazer da mais sublime maneira. Com muita qualidade e inteligência, recebemos todas as explicações, e até o final revelações são feitas e muitos questionamentos tomam a mente, como a natureza das I.A. e o sentimento 'programado' dos robôs.

Não tenho qualquer crítica que seja, apenas talvez de que a obra seja curta, alguns pontos poderiam ser um pouco mais bem explorados.

NOTA FINAL : 9,5 / 10



0 comentários:

Postar um comentário